Breve Toque !

Ad libitum: origem e significado na música:

O termo ad libitum é uma expressão latina que significa 'à vontade' ou 'à vontade', e é comum observar sua abreviatura 'ad lib'. Em diferentes textos, desde roteiros teatrais, prescrições médicas até o mundo da políticaÀs vezes, esse termo costuma ser confundido com 'a piacere', que é italiano e também significa 'à vontade', mas geralmente essa confusão ocorre apenas no mundo da música,
Se você ler uma partitura ou partitura e encontrar o termo ad libitum, significa 'à vontade'. Mas atenção: pode ter significados diferentes:
– Na interpretação de uma passagem em ritmo livre, em vez do próprio ritmo. Essa prática, quando não é explicitamente indicada pelo compositor, é conhecida como 'rubato', que sempre afeta tempos, nunca notas.
– Quando uma linha melódica é improvisada que se encaixa na plataforma geral composta pelas notas ou acordes escritos na passagem.
– Quando usado para ignorar uma parte instrumental, como um acompanhamento desnecessário, durante a duração da passagem. Esta indicação é o oposto de 'obbligato'.
– Quando a frase 'repetir ad libtium' aparecer, para reproduzir a passagem um número arbitrário de vezes.
– Em outros casos, o termo pode surgir para indicar que uma peça musical pode ser interpretada com ou sem o instrumento indicado. Pode ser o caso de 'gaita, ad libitum' ou 'gaita ad.lib'.
Como dissemos no início do artigo, ad libtium é frequentemente confundido com 'um piacere', principalmente no campo musical. Este último tem um significado mais concreto, geralmente em referência apenas aos dois primeiros tipos de critérios que mencionamos no início desta lista.
Por seu lado, a música barroca tem um ad libitum ou 'ad lib'. Escrito ou implícito, com o qual muitos compositores se referem à liberdade que tem quem interpreta e o maestro.
Enquanto isso, o jazz ou a música clássica após o estilo barroco têm um termo diferente, chamado 'cadenza'.
=====================================================================================================================================================================================